As principais razões para uma busca e apreensão de veículo incluem:
– o atraso consecutivo no pagamento de parcelas do seu financiamento, o banco ou financeira que o concedeu poderá solicitar a apreensão do seu veículo;
– se você estiver inadimplente ou violar o contrato, não cumprindo com as obrigações estipuladas, o banco ou financeira pode solicitar a apreensão do seu veículo como forma de cobrança;
– garantia: se o veículo foi dado em garantia em outro contrato em que você esteja inadimplente, é possível que o credor solicite a busca e apreensão do bem.
O procedimento a ser seguido é o seguinte:
– procure imediatamente o banco ou financeira para negociar um acordo e obtenha todos os detalhes;
– não havendo acordo com o banco, você deverá procurar um advogado especializado para idenficar se houve irregularidades na apreensão do seu veículo;
– após análise do caso pelo advogado, sendo identificada irregularidades você poderá ingressar com uma ação judicial para pedir a revisão do contrato e a consequente devolução do seu veículo.
Atenção, a busca e apreensão não significa que você perderá o veículo para sempre, pois, existem maneiras de recuperar o seu carro após a sua apreensão.
A chave é agir por meio medidas preventivas, mesmo que você se encontre com parcelas do seu financiamento em atraso.
O contrato celebrado entre você e o banco deverá ser analisado por um advogado especialista para saber se está de acordo com o que determina a lei. Se você se antecipa a medida do banco, é possível evitar a busca e apreensão do carro.
Se você tiver com o pagamento atrasado, entre em contato com o banco imediatamente, para verificar se há alguma maneira de renegociar esse empréstimo antes que seja proposta a ação de busca e apreensão do veículo.
O objetivo do credor é a localização do bem e a autorização para a busca e apreensão que, uma vez determinada pelo juiz, será cumprida por um oficial de justiça. Apreendido o veículo é levado para um depósito onde ficará até que seja decidido o que será feito com ele.
O veículo poderá ser recuperado mediante decisão judicial, com a quitação da dívida, além dos custos envolvidos no processo de busca e apreensão. Não ocorrendo a quitação junto ao credor, o veículo poderá ser leiloado.
É importantíssimo contar com o suporte de um profissional para análise do contrato e a intermediação com o banco ou financeira. Se você está com parcelas atrasadas, dificuldades de pagar, juros abusivos, risco de busca e apreensão, um advogado especialista é capaz de negociar com as grandes instituições de forma descomplicada e eficaz.
Conte com a assessoria jurídica da nossa equipe e tenha profissionais altamente capacitados para orientar e proteger os seus interesses.
Agora clique no botão do Whatsapp e receba agora o atendimento de um advogado especialista.